Disponibilização de dados e outros resultados de projetos de I&D financiados pela FCT

A Fundação para a Ciência e Tecnologia adoptou a partir do passado dia 5 de maio a sua Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas resultantes de Projetos de I&D Financiados. O establecimento deste mandato é um passo natural mas fundamental no desenvolvimento da ciência e inovação em Portugal, surgindo de forma consistente acompanhado de orientações para a Disponibilização de dados e outros resultados de projetos de I&D financiados pela FCT.

Orientações gerais
A FCT encoraja os investigadores a disponibilizarem os dados resultantes dos projetos de I&D que financia em bases de dados de Acesso Aberto apropriadas, quando tal for possível. Entre estas figuram, por exemplo, entre muitas outras, as bases de dados de sequências de nucleótidos tipo DDBJ/EMBL/GenBank e de estrutura de proteínas tipo RSCB-PDB/MSB-EBI/PDBj. Reconhecendo, contudo, que há resultados de I&D que presentemente não podem ser disponibilizados desta forma, a disponibilização por outra forma adequada fica ao critério dos investigadores.
A disponibilização dos resultados não pode, em qualquer circunstância, incluir informação que comprometa a privacidade ou a segurança de indivíduos ou entidades envolvidos na investigação, sujeitando-se aos condicionalismos legais vigentes. A FCT encoraja ainda os investigadores a promoverem e/ou participarem em iniciativas nacionais e internacionais, que procurem as formas mais adequadas de partilha de dados nas diferentes áreas do conhecimento.

FCT_V_color

Os textos completos das políticas estão disponíveis aqui:

Fonte: https://www.fct.pt/dsi/eciencia/index.phtml.pt.

 

Tags:

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Top