Diretórios de repositórios de dados científicos: Databib e re3data

Atualmente existem dois diretórios de agregam a informação de Repositórios de dados. Os diretórios Databib e re3data são ferramentas online que identificam e descrevem repositórios de dados ajudando os investigadores e selecionar o repositório adequado para pesquisar ou depositar dados, apoiando igualmente a ação de financiadores, bibliotecas e organizações de ciência.

Databib: Cataloging the World’s Research Data Repositories – http://www.databib.org

databibAgrega praticamente 1000 repositórios num diretório de domínio público que nasceu de um projeto financiado no âmbito do INLG – Innovation National Leadership Grant – do Instituto dos Serviços de Museus e Bibliotecas. Com a contribuição de especialista de vários países do mundo, o Databib tem o objetivo de maximizar as conexões que podem ser feitas entre os investigadores e os repositórios de dados em contexto bibliográfico. O Databib tem valências de grande interesse, disponibilizando o download de todos os registos bibliográficos dos repositórios, em formato RDF/XML, a subscrição por feed rss, suporta OpenSearch e expõe os metadados com Dublin Core. É claramente uma ferramenta potente.

re3data.org – global registry of research data repositories – http://www.re3data.org

re3dataÉ um diretório mais recente que o Databib, iniciado em 2012 no âmbito de um projeto financiado pela German Research Foundation (DFG), com a participação de serviços de bibliotecas da Alemanha em associação com o Centro Alemão de Investigação de Geociências. Apresenta-se como “uma ferramenta de Open Science que oferece aos investigadores, financiadores, bibliotecas e editoras uma visão geral sobre os repositórios de dados existentes a nível internacional. Um projeto que para além de ter resultado na criação de um diretório – que disponibiliza possibilidades de pesquisa por assunto, tipo de counteúdo ou país, apresentou outros resultados relevantes, como foi a proposta de um esquema para descrição de repositórios de dados. Iniciativa que se revelou de grande relevância no contexto europeu sendo uma das fontes de dados referenciada no quadro do Open Data Pilot do Horizonte 2020.

Recentemente foi anunciado pelos responsáveis de ambos os diretórios a intenção de fundir os dois projetos num só serviço que será gerido sob a égide do DataCite até o final de 2015. O objetivo desta fusão anunciada em março de 2014 é reduzir a duplicação de esforços, servindo desta forma melhor a comunidade científica com um ponto único de registo sustentável dos repositórios de dados de investigação científica.

databib&re3data

Tags: , , ,

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Top